Published

Puerpério

Puerpério O puerpério são períodos da vida da mulher que precisam ser avaliados com especial atenção, pois envolvem inúmeras alterações físicas, hormonais, psíquicas e de inserção social, que podem refletir diretamente na saúde mental dessas pacientes. Mas o que isso quer dizer na vida da mulher e como as afetam no seu dia a dia durante 1 ano? Nos seus relacionamentos com sua família e com si mesma? O puerpério gera grandes consequências para a mulher, e isso não quer dizer que são todas iguais umas para outras da mesma forma que o parto não é igual. O puerpério começa no segundo em que o bebe nasce e com ele muitas mudanças acontecem tanto físicas como emocionais, durante a gravidez a mulher planeja como será os cuidados com o filho, estuda como será a amamentação e se sente prepara para essas tarefas muitas se saem bem, mas outras começa ai uma das tarefas mais difíceis e elas pensam “como pode ser tão difícil se me preparei tanto”. Nesse período do puerpério as mulheres ficam mais suscetíveis as frustações e acabam se culpando por coisas que fogem a seu alcance, se culpam pelas dores abdominais que seus bebes sentem por talvez ter comido alguma coisa que fez mal para se filho, se culpam por não conseguir aliviar essas dores que dói na alma da mãe, se culpam por não conseguirem amamentar, se culpam por que seu filho não dorme bem e nem você, se culpam por não estar com a mesma aparência de antes, se culpam por não estar conseguindo fazer as mesmas coisas que fazia antes da gestação, se culpam por estar se culpando e sem falar na culpa que sentem for sentirem um vazio que não sabe da onde vem sendo que aparentemente esta tudo bem com você e seu bebe. Mas talvez o que mais deixa o puerpério mais difícil é você mesma por carregar tanta culpa, tentar planejar todos os passos e não aceitar que nem tudo vai ser como o planejado, mesmo com todas as dúvidas, questionamentos o puerpério pode ser a fase mais linda dessa mulher, ela vai descobrir ser mais forte que todos os seus problemas vai estar firme todos os dias dando o seu melhor, as vezes as pessoas não vão achar que esse é o melhor mas com certeza esse é o melhor dela nesse momento e que está tudo bem. 


Referência CAMACHO, Renata Sciorilli et al. Transtornos psiquiátricos na gestação e no puerpério: classificação, diagnóstico e tratamento. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 33, p. 92-102, 2006.


Alice da Silva Dorneles Bueno é fisioterapeuta formada na Universidade Franciscana (UFN). Atualmente, é especializanda em Saúde Materna e Neonatal e mãe de uma menina de 2 anos. Email: alicedornelesbueno@hotmail.com

Quer participar?

tsSLAueP

Posted

555